AGUA NORTE

Chama-se de efluentes os produtos, líquidos ou gasosos, resultantes de ações humanas. Em geral, eles são separados em dois tipos: industriais e domésticos.

As chaminés industriais são as maiores emissoras de efluentes gasosos. Em contrapartida, os efluentes líquidos podem possuir diversas origens, pois trata-se de água envolvida em algum agente poluente, tal como matéria orgânica, compostos químicos e tóxicos.

Segundo a Lei nº 9638/1981, que institui a Política Nacional de Maio Ambiente (PNMA), o lançamento de efluentes é considerada uma atividade potencialmente poluidora, pois seu lançamento desregrado pode afetar a saúde, segurança e o bem-estar da população local, assim como comprometer a harmonia estética e equilíbrio biótico do corpo hídrico receptor. Devido ao risco citado, a PNMA informa que os órgãos ambientais têm o dever de fiscalizar as fontes poluidoras atividades realizadas pelos empreendimentos privados, exigindo seu monitoramento e atendimento aos padrões de qualidade ambiental determinados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Frente a este cenário, fica claro que todo empreendimento produtor de efluentes deve garantir o tratamento de seu resíduo líquido, respeitando as normas de engenharia e atendendo os padrões de eficiência determinados pelos órgãos reguladores, de forma a garantir a manutenção da qualidade ambiental e segurança sanitária da população e funcionários locais.

A água norte oferece diversos serviços capazes de tratar efluentes líquidos, na qual podem estar causando dezenas de problemas na sua empresa ou condomínio, acesse o nosso site para mais informações.   

Compartiplhe

Fechar Menu