AGUA NORTE

A água é um recurso essencial à vida humana, isso todos sabem, certo?! Mas é importante lembrar que ela deve estar em boas condições para a sua utilização. Todos vocês que consomem água direta ou indiretamente, seja em casa, no ambiente de trabalho, academia, entre outros ... conhecem o local em que ela fica armazenada antes de seguir à rede de distribuição? Na maioria dos sistemas de distribuições, a água é armazenada em reservatórios, que podem possuir estruturas metálicas, de polietileno, fibra e alvenaria. 

A intenção desse post é informar a importância de se realizar a higienização dos reservatórios de água de forma periódica, a não prática desse procedimento pode se tornar uma porta de entrada de doenças como diarreia, hepatite, leptospirose, entre outras provenientes de acúmulo de metais pesados, a análise laboratorial da água se faz essencial para verificar a necessidade de tratamentos físico-químicos antes da reservação, o tratamento microbiológico é obrigatório.

O reservatório deve estar conservado, tampado, sem rachaduras, vazamentos, infiltrações e descascamentos, essas dicas são importantes para que sujeiras externas, água pluvial e pragas em geral não interfiram na qualidade da água armazenada.

A Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde (Anexo XX) dispõe sobre a potabilidade da água e determina que os reservatórios devem ser higienizados de forma preventiva, por empresa especializada, a cada 6 (seis) meses, no Estado do Pará a Lei 5.882/94, determina a obrigatoriedade da higienização a cada 4 (quatro) meses.

Essas medidas legais e informações se fazem importantes para que possam consumir uma água de qualidade sem a presença de contaminações, logo que água com qualidade é essencial à nossa saúde.

O Grupo Água Norte oferece os serviços necessários para a higienização de seu reservatório, seja em local comercial, residencial ou industrial, entre em contato conosco com os números fornecidos no site e se informe!

Compartiplhe

Fechar Menu