Efluentes

Tratar os efluentes sem prejudicar a qualidade ambiental

Nossos Serviços

icone efluentes 2

Visitas técnicas e emissão de Pareceres Técnicos

icone efluentes 2
Análises laboratoriais e emissão de Pareceres Técnicos
icone efluentes 2

Elaboração e revisão de projetos

icone efluentes 2

Revisão de projeto de automação

icone efluentes 2

Treinamento de operadores de Estações de Tratamento de Esgoto

icone efluentes 2

Fornecimento de produtos químicos

icone efluentes 2

Consultoria e assessoria ambiental

icone efluentes 2

Licenças ambientais

Solicite um Orçamento

Entenda o que é, e como
funciona os efluentes.

Os efluentes são limpos de forma eficiente e ambientalmente correta. Não apenas isso: aditivos dosados e processos perfeitamente elaborados também economizam custos.

O tratamento de efluentes tem o objetivo de ajustar o esgoto gerado nas atividades diárias aos padrões de qualidade necessários para manutenção da qualidade ambiental, de forma que o efluente retorne a natureza sem prejudica-la. Tal  processo ocorre em Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) que contam, basicamente, com processos de remoção de materiais sólidos por meio de processos físicos, diminuição de carga poluidora através do cultivo de biomassa de alta atividade biológica em reatores e, por fim, a inativação de microrganismos causadores de doenças mediante a adição de produtos químicos, assegurando a segurança sanitária do efluente tratado.

APLICAÇÃO EM EFLUENTES

As soluções de tratamento de efluentes Água Norte protegem o meio ambiente, proporcionando excelente qualidade de efluentes, podendo concentrar-se com consciência limpa na produção. Sensores de pH informam os valores medidos a um regulador. Se o valor divergir do estado desejado, é acionada uma bomba dosadora, que adiciona uma solução ácida ou alcalina, para neutralizar o pH.

Entenda às vantagens técnicas de uma ETEs

Possuem uma excelente relação custo-benefício com a garantia da correta tratabilidade
do efluente. Remove até 95% da DBO; Remove até 90% da DQO;
Possui maior simplicidade operacional; É um sistema compacto e modular;
Possui baixo custo com produtos químicos; Possui baixo consumo de energia;
Não há odor; Tem economia de espaço.

Preparação para o Tratamento

efluentes-1-agua-norte

Pré- Tratamento

O pré-tratamento consiste em sujeitar os efluentes a forte separação de sólidos. Em geral, são utilizados processos nesta etapa para garantir e resultado desejado

efluentes-2-agua-norte

Preparação para o Tratamento

O primário sendo o próximo processo físico-químicos que buscam remover os sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes e matéria orgânica.

efluentes-3-agua-norte

Tratamento do Lodo

O lodo é a matéria orgânica removida ao longo do tratamento do esgoto. Sua quantidade e natureza depende do processo de tratamento escolhido.

Como funciona o processo de tratamento?

Processos físicos – São os processos que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.

Processos químicos – Utilizam produtos químicos em seu processo, tais como: agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento. Conseguem remover os poluentes por meio de reações químicas

Processos biológicos – O tratamento biológico de esgotos e efluentes industriais tem o objetivo de remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão ao transformá-la em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases. Basicamente, o tratamento biológico reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza

Principais processos – Processos aeróbios, Processos facultativos, os processos anaeróbios ocorrem em lagoas anaeróbias e biodigestores.

Soluções Água Norte