AGUA NORTE

A água entregue na região norte, deve passar por um rigoroso tratamento físico-químico para garantir sua potabilidade, porém, a demanda da população muita das vezes supera a quantidade na qual serviços públicos conseguem suprir, fazendo com que esteja nas mãos das próprias empresas e cidadãos, a missão de conseguir limpar e filtrar a própria água.

A Portaria de Consolidação Nº 5 de 28/09/2017 do Ministério da Saúde apresenta em seu Anexo XX, Art.34º, a obrigatoriedade do tratamento de água destinada ao consumo humano proveniente de sistema e solução alternativa de abastecimento. Um dos requisitos para o fornecimento de água é a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

A adição de produtos químicos sanitizantes na água tem com o objetivo combater a disseminação de doenças de veiculação hídrica do ponto de vista bacteriológico, bem como, agir de forma preventiva garantindo toda rede de distribuição livre de contaminação. 

Esse elemento naturalmente não é encontrado em águas subterrâneas ou superficiais, havendo assim a necessidade de obtenção de sistemas de tratamento. De natureza igual, existem outras Regulamentações que solicitam o fornecimento de água com quantidade e qualidade satisfatória, como é o caso das NR 18 e NR 24, do Ministério do Trabalho.

Para ser fornecida, a água ainda deve atender uma lista de requisitos físico-químicos. Em nossa região, pincipalmente por aspectos geológicos, encontramos alguns parâmetros acima do Valor Máximo Permitido da legislação, como é o caso do Ferro que atribui características amarelo/alaranjada na água com odor e sabor específicos e o Manganês atribuindo a cor escura. Com isso, se faz presente a necessidade de instalações de sistemas de tratamento adequados e bem dimensionados, afim de garantir qualidade de água para o consumo.

O Grupo Água Norte está sempre em busca de auxiliar você a atingir os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde, garantindo uma água de qualidade para sua residência, empresa ou indústria. Entre em contato conosco pelo nosso site e se informe!

Compartiplhe

Fechar Menu